Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

NÃO VALEU O SACRIFÍCIO

Um ano novo se inicia. Com ele há a promessa de mudanças. É época de refletirmos o que tem sido as nossas vidas. O que queremos para o futuro. Ao olhar para trás sobre o que tem sido a minha vida nos últimos anos, não fiquei nada satisfeito. Vi que não consegui absolutamente nada. Não dei um passo à frente, muito pelo contrário, dei vários passos atrás. Fiz investimentos errados, tanto financeiros como em pessoas. Fiz escolhas equivocadas. Acreditei em falsas promessas. Criei expectativas que não se cumpriram e nem vão se cumprir. Fiz amizades, mas não tão verdadeiras como esperava, pois estas não tem horas certas no dia pra começar e terminar. Amigos tiram férias mas a amizade nunca, sempre tem um meio de comunicar-se com os amigos, mesmo que estejam no Polo Sul ou num outro lugar por mais deserto que seja. Não tem barreiras, não há empecilhos, as linhas estão sempre abertas. A amizade está atenta e ligada as 24 horas do dia, pra qualquer emergência. É uma via de mão dupla e não aquela que só vai num sentido, o dos outros. Neste ano que passou, disse muitos sim pra quem não devia  e nenhum não. Nadei, nadei e morri na praia, sem ninguém pra me socorrer. Batalhei, batalhei mas tudo foi em vão. Enfim, tenho sido um fracasso na busca de pessoas e coisas que possam me trazer alguma alegria, dando sentido a minha vida. O que fazer daqui pra frente? São dois os caminhos a escolher. Primeiro: Continuar como está, com alguma mudança aqui ou ali mas nada substancial. Manter as amizades atuais como se fossem verdadeiras, as melhores? Continuar molhando plantas artificiais na triste ilusão de que algum dia possa brotar algum raminho, gerando frutos? Continuar dizendo sim a tudo e a todos? Não contestar. Aceitar tudo passivamente, como mero expectador que vê a vida passar através da janela de um trem. Olhar sempre só para as necessidades dos outros, esquecendo das minhas próprias? Ser o motorista particular de todos, sem colocarem um único centavo de combustível, tudo na base do 0800? Por fim, esperar pacificamente que a morte me alcance, para ter um enterro concorrido, onde muitos com certeza dirão: - Que pena!. Foi um homem bom, ajudou á muitas pessoas. Ou, como segunda opção, fazer mudanças drásticas, bem radicais. Dispensar algumas amizades. Ao invés de continuar molhando plantas artificiais, arranca-las como coisas  imprestáveis. Dizer vários nãos, pra pedidos de quem não se importa comigo. Contestar muitas coisas. Devo amar ao próximo ... mas como a mim mesmo e não só ao próximo. Dar valor apenas as pessoas que são realmente importantes, que tem consideração, que  reconhecem os meus esforços e procuram retribuir a amizade recebida com gestos de amizades e não as que nem estão aí e se estão não demonstram de forma perceptível. Que são frias e insensíveis nos seus gestos de carinho e atenção. Confiar nas pessoas que mereçam a confiança depositada. Ter um enterro com bem poucas pessoas e que algumas talvez digam: - Apesar de tudo, tinha algumas qualidades, não era de todo mau. Tenho pensado seriamente na segunda opção, pois o sacrifício que tenho feito não mereceu reconhecimento, não foi contado como coisa boa e valiosa para ninguém, não trouxe ou acrescentou algo de positivo em minha vida, só frustração, apenas dava uma falsa aparência de que tinha algum valor para algumas pessoas. Ledo engano. Se tinha  algum valor, nunca alguém demonstrou isso. Nunca passei de um mero instrumento na realização de objetivos alheios. Fui sempre a alavanca para outros alçarem voo, enquanto eu mesmo nunca saí do chão. Esperemos os acontecimentos para ver que caminho definitivamente escolherei. É bem  provável que nesta opção, eu vá, magoar e decepcionar bastante a muitos. Não serei mais o mesmo. O antigo eu, faleceu na virada do ano, por falta de total compreensão. Ser bom só da Ibope na hora da morte, na vida não é levado em conta. A partir de agora, eu vou estar em primeiro lugar, outras pessoas, poderão ter algum lugar ... mas se houver bastante espaço... Não tive outra escolha, fui empurrado nesta direção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário