Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MEU DIA DE VERÃO INESQUECÍVEL







O verão é pra muitos a melhor estação do ano, é a época em que os dias são mais longos e quentes, o sol irradia um brilho intenso lotando de gente bonita e dourada as nossas numerosas praias, além disto, pra nós do hemisfério sul é o tempo de férias escolares. Assim é justificável esta preferência pelo verão. Todos nós já vivemos alguma vez, algum verão que marcou as nossas vidas. Eu já tive vários dias bons de verões. Me lembro de alguns, como o dia de verão em que eu fui com meus pais e irmãos fazer piquenique na Barra da Tijuca, naquela época uma verdadeira aventura já que o acesso era difícil, pois a Barra era serpenteada por altas montanhas de caminho ruim e separada do continente por várias lagunas, mais valeu apena o sacrifício em chegar lá. Depois de alguns bons mergulhos numa praia paradisíaca de extenso areal, sentamos debaixo de uma amendoeira e comemos aqueles sanduíches apetitosos feitos pelas mãos habilidosas de minha mãe, acompanhados de várias garrafas de "crush" e "grapette" os refrigerantes de laranja e uva da época. Uns tempos depois houve o verão em que passei vários dias na Praia de São Gonçalinho, perto de Tarituba, uma praia deserta pertencente ao município de Paraty e que fica no litoral sul do Rio de Janeiro. Quando estive lá, ainda não havia a Usina de Angra dos Reis, nem qualquer estrada e o acesso era só por mar, pegando na ocasião um forte vento sudoeste antes de desembarcar na praia onde foram feitas as filmagens de "Como era bom o meu Francês". Também os vários verões que passei na Praia Vermelha na Ilha Grande-RJ, me deliciando com um mar de águas limpíssimas e com os bons peixes levados pelos pescadores. Mas o meu dia de verão inesquecível, foi quando meu pai que fazia parte da diretoria de um sindicato, conseguiu autorização para visitarmos a Ilha de Brocoió, que fica no fundo da Baia da Guanabara. Assim bem cedo, eu, meus pais, meus irmãos e alguns amigos, nos dirigimos para a Praça Quinze, no centro do Rio e pegamos a barca que nos levaria até a Ilha de Paquetá. Depois de quase uma hora e meia no mar, chegamos ao ancoradouro da citada ilha. A Ilha de Brocoió fica defronte a de Paquetá, ha menos de quinhentos metros desta. Assim, alugamos um outro barco pequeno que nos levou até Brocoió. Visitamos a residencia oficial do governador do antigo Estado da Guanabara e depois escolhemos um local para passarmos o dia, saboreando o bom lanche levado e tomando banho de mar nas águas ainda limpas daquela Ilha. Não que o local fosse muito bonito e privilegiado por boas paias, nem podia pois é dentro da baía mas o que me faz recordar como um verão inesquecível eram as pessoas que estavam lá comigo, naquele local aprazível. É muito bom me lembrar de meus pais ainda cheios de vigor e felizes, correndo até à água para um bom mergulho, depois ainda me lembro ver meu pai subindo em algumas árvores para colher alguns frutos a fim de alimentar com eles as inúmeras cotias que lá existiam. Foi uma ocasião muito feliz para todos nós e voltamos pra casa já quase à noite revigorados por um dia de verão que teima em não sair da minha memória. Pena que tal ilha agora não possa ser visitada pelas pessoas comuns, como nós, a fim de terem também um dia de verão inesquecível como o que eu tive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário