Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DESCASO MÉDICO COM PACIENTES, O QUE FAZER?

No dia de ontem minha filha Ana Paula, ficou indignada com o descaso da médica pediatra que iria atender dois sobrinhos dela, meus netos, numa consulta agendada para as 14:30hrs. Já passava bastante deste horário quando a médica chegou no seu consultório, tendo uma outra paciente e seu filho à frente de minha filha, para serem atendidos primeiro, pois eram os agendados das 14:00hrs. A médica chegou, não cumprimentou as pessoas que lá estavam e nem se desculpou pelo seu grande atraso. Ao invés de atender logo a paciente das 14:00hrs, atendeu primeiro a dois representantes de laboratórios, que com certeza lhe deram vários remédios de amostra grátis e só após, com mais de uma hora de atraso, foi atender a paciente agendada para as 14:00hrs, num verdadeiro desrespeito ao ser humano, em especial as crianças que são obrigadas a ficarem confinadas num pequeno espaço sem terem nada o que fazerem, para darem vazão a sua energia. As demais pacientes que lá se encontravam disseram à minha filha, que esses atrasos de mais de uma hora desta "doutora" era normal, pois ela nunca chega no horário da primeira consulta. Fico eu pensando, o que leva uma profissional que deveria cuidar da saúde, tanto física como psicológica de pessoas, a agir desta  forma com total descaso, trazendo um desgaste tanto físico como emocional para seus pacientes? Seria se achar que está acima de tudo e de todos e que não tem contas a prestar a ninguém? Há um ditado que diz: "Alguns médicos acham que são deuses, outros tem certeza disto, de que o são". Sim, o comportamento de alguns médicos levam-no a crer que são "deuses", estando em suas mãos o direito de dar á vida ou não, a aqueles que dele dependem. Estes "pseudo deuses" não se importam com o sofrimento alheio, por isto, deixar os pacientes esperando longo tempo em uma sala de espera, para eles não é nada, não afetam nem perturbam a sua calcinada consciência. Logicamente que há exceções, há médicos que realmente honram o compromisso assumido no juramento de Hipócrates, tanto de cuidar bem de seus pacientes independente da contraprestação financeira, como também em serem pontuais em compromissos de suas consultas agendadas previamente, estes merecem o nosso louvor mas infelizmente eles são uma minoria. Todos concordam que devido a vários fatores e imprevistos, possa ocorrer algum atraso em consultas agendadas mas quando isto se torna uma regra e o atraso ultrapassa há uns vinte minutos toleráveis, pode haver um prejuízo não só emocional, como financeiro. As pessoas, programam o seu dia, com base em horários pré-estabelecidos e quando isto é rompido por uma consulta que se atrasa muito, o infrator, no caso o médico, deve ser compelido a ressarcir o dano ou prejuízo causado. O Código de Defesa do Consumidor está aí para garantir a todos, no caso ao paciente de pleitear junto a justiça, até mesmo de forma gratuita através da Defensoria Pública, o ressarcimento pelo prejuízo causado por tal médico negligente com seus compromissos de consulta de hora marcada. Para que isto aconteça e você seja reembolsado, você deve fazer algumas anotações, seja do dia e horário marcado, o atraso ocorrido com fotos de seu celular marcando isto e outras provas como, o horário de estacionamento de seu veículo,  nome e endereço de pessoas que estão no mesmo consultório e até da atendente, para registrar o momento da sua chegada até o seu efetivo atendimento. Só assim, com estas providencias, por certo drástica, pois irá mexer no bolso de tais médicos, vamos melhorar esta relação médico/paciente, onde os horários de consultas marcadas vão efetivamente funcionar e não haverá tanto desrespeito ao ser humano, que já sofre por seus males, acrescidos por mais este, o descaso. Todos nós, independente de nossa profissão, seja ela, advogados, médicos, dentistas, veterinários, engenheiros, juízes, desembargadores, promotores, estamos debaixo da lei e não acima desta, assim devemos cumprir os nossos compromissos assumidos, para não sermos compelidos a ressarcir um dano havido por nossa negligência, em não sermos pontuais, agendando horários que sabidamente não poderemos honrar na ânsia de angariarmos mais dinheiro. Fica a dica para fazer valer seus direitos de paciente!!!
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário