Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO

O grande dramaturgo inglês William Shakespeare escreveu uma peça de teatro com o título acima, que se passa numa corte na Grécia antiga, mais precisamente em Atenas, onde os pais escolhiam as esposas e esposos para os filhos e a desobediência a esta ordem resultava na pena de morte. Assim personagens mitológicos mas com amores trocados, fazem de tudo para frustrar um casamento com quem não estão apaixonados. Para isto fogem para um bosque e ali pedem a um elfo que pingue nos olhos da pessoa amada enquanto esta dorme, o sumo de uma flor, o amor perfeito, para que ela passe a gostar dele. E isto de fato se dá e depois que é feita a troca dos pares, os apaixonados voltam para a corte onde são perdoados pelos pais e há um casamento geral. Tudo isto acontece numa simples noite de sono de verão, enquanto os personagens sonham. As coisas seriam muito fáceis se fossem assim mesmo, apenas pingar nos olhos da pessoa amada enquanto ela dorme, o sumo de uma flor e estar por perto ao esta acordar. Nestas noites de verão, não tão quentes ainda, de vez enquanto tenho sonhado uns sonhos meio irreais assim como eram os personagens de Shakespeare. Tenho sonhando que ainda sou bem jovem e me vejo casando com uma bela e jovem mulher, cuja aparência não me é familiar, nem faz parte do meu círculo de amizade. Assim depois do casório, vamos morar numa ilha paradisíaca do Pacífico Sul, onde constituo uma nova família. Só que no meio do sonho misturo coisas da vida real, que são os meus filhos verdadeiros e agora também netos que passam a conviver comigo em tal lugar, todos juntos viramos uma grande família, debaixo do mesmo teto, uma verdadeira comunidade. O sonho é meio contraditório com relação as minhas aspirações e desejos, e tu me dirás, como assim? Acontece que eu, particularmente sou meio rato de cidade, acostumado com a fumaça de óleo diesel e o burburinho de muitas pessoas, como há nas grandes metrópoles e não sei viver isolado como um eremita, por melhor que seja  a companhia e o lugar. Talvez tal sonho, seja apenas a carência de alguém e não propriamente o desejo de viver num lugar tranquilo, pois com certeza se tivesse de escolher entre morar num lugar aprazível como uma bela ilha ou uma linda casa na montanha e morar no lugar onde mais tem a ver com a minha cara que é na Cidade Maravilhosa, mesmo que seja num apartamento pequeno mas com vista para o mar, eu sem sombra de dúvidas optaria pelo último. Este sim, é o meu sonho bem acordado destas noites de verão. Como eu sou um cara persistente em buscar alcançar e tornar realidade os meus sonhos e desejos, vocês podem esperar que dentro em breve, isto será um fato. Meu sonho de verão está prestes a se concretizar, com relação a moradia, faltando poucos detalhes para o seu enlace final. Já a outra parte do sonho, esta é irreal ou uma idealização de difícil alcance, embora eu tenha me esforçado procurando em meu jardim, nas vizinhanças e em todo ao redor, a flor mágica para extrair o seu sumo que é o "amor perfeito", mas me parece que ela sumiu de vez, não dá mais o ar de sua graça pelo menos para mim  e quanto a  "elfos" me desculpe, Sir William Shakespeare, eles não existem só tem vida e agem nas suas peças e livros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário