Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO

Na década de sessenta, havia um programa radiofônico que ia ao ar no final da tarde, não sei se na Rádio Tupi ou Tamoio, em que o radialista Julio Louzada, lia uma carta de seus inúmeros ouvintes e dava conselhos ao vivo, de como resolver vários problemas, tais como familiares, sentimentais e de casamentos, chamava-se "Pausa para Meditação". O programa sobre a orientação de Helena Sangirardi, tinha a finalidade de ajudar as pessoas a refletirem, pensarem antes de agir. Hoje, quando se pensa em meditação, vem logo a mente alguém sentado numa postura de yoga, totalmente inerte. Mas não significa que ele esteja assim, meditando em alguma coisa ou assunto, pode ser até que esteja sem pensar em nada, concentrando o seu olhar num ponto fixo, para que sua mente fique totalmente vazia. Já meditar em sentido pleno é totalmente o contrário, significa pensar muito num assunto, encher o cérebro de informações antes de agir. Sim, antes de tomarmos qualquer decisão ou atitude, deveríamos ponderar, analisar, levar em conta, dar uma pausa, meditando no que iremos fazer. Mesmo assim, não há a garantia de que a decisão tomada seja a correta, agora imagine se esta decisão ou atitude e tomada no calor de uma discussão, de uma briga ou disputa. Seria totalmente imatura, irrefletida e com certeza nós iremos lamentar, talvez pro resto de nossas vidas tal ato, pois será sempre uma atitude mal analisada. Roberto Carlos já dizia em uma de suas músicas, que deveríamos contar até três e se precisar contarmos outra vez, antes de tomar alguma decisão. A meditação naquilo que estamos empenhados, preocupados ou queremos resolver é fundamental para se alcançar o êxito. Também deveríamos ouvir conselhos ou opinião de pessoas amigas de verdades e mais experientes. Ouvir conselhos nunca é demais. Logicamente que a decisão vai ser nossa mas será muito mais sábia se levarmos em conta todos os prós e contra do assunto. Não devemos ser precipitados a não ser em último caso ou de emergência, quando não há tempo a perder. Sempre que possível, deveríamos meditar no assunto em pauta a ser decidido, ainda mais se envolver questões cruciais, envolvendo não só a nós, como também os que dependem de nós. Assim, uma pausa para meditação pode fazer toda uma diferença entre agir sabiamente ou de forma néscia ou tola. Não temos mais Julio Louzada para nos dar conselhos, mas temos amigos leais, pessoas mais experientes e toda uma gama de informações que nos ajudarão a tomar boas decisões, desde que, tenhamos tempo para UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO.         

2 comentários:

  1. Precisamos todos de um momento de reflexão.Quando criança(que saudade)minha mãe ouvia e eu pegava uma carona, Julio Lousada na Oração da Ave Maria e logo após, Pausa para Meditação.
    Éramos felizes naqueles tempos!!!

    ResponderExcluir
  2. Precisamos todos de um momento de reflexão.Quando criança(que saudade)minha mãe ouvia e eu pegava uma carona, Julio Lousada na Oração da Ave Maria e logo após, Pausa para Meditação.
    Éramos felizes naqueles tempos!!!

    ResponderExcluir