Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUANDO O SEU AMIGO(A) SE TRANSFORMA EM APENAS UM COLEGA

É normal que um colega seu, seja de escola, de trabalho ou de outra convivência qualquer, passe de colega para uma coisa mais forte e as vezes até íntima, a condição de amigo, amigo de confidências, amigo de todas as horas, para todas as ocasiões, um amigo verdadeiro. O inverso é que não é normal, ou seja, alguém que chegou a escala de amigo e agora é rebaixado a condição de apenas colega. Quando você é amigo de alguém, as suas alegrias, os seus sentimentos, as suas tristezas são compartilhadas como se fossem suas. Há uma grande preocupação com o que  sucede com seu amigo e vice-versa.  Passam a ser como unha e carne um para o outro. A partir do momento que seu amigo ou amiga, perde esta condição e se torna apenas um colega, não há mais envolvimento com os seus problemas. Você deixa de ser responsável, de cuidar, de zelar por seu antigo amigo ou amiga. O piloto e romancista francês, Antoine de Saint-Exupéry, diz que "tu  te tornas eternamente responsável por aquilo que você cativa" mas a partir do momento que a pessoa que você cativa não interessa mais privar de sua amizade, do seu companheirismo é como se, você se tornasse uma pessoa estranha e alheia, com isto você deixa de ser responsável pela mesma. É muito triste quando isto acontece e por mais que você tente voltar ao estado que era antes, não há nenhuma receptividade. É como uma brasa que se apagou irremediavelmente, ficando coberta de densas cinzas. Não há mais como acende-la novamente. A partir daí você e seu antigo amigo ou amiga se tornam apenas colega, desses em que tanto faz, como tanto fez, não há mais nenhuma ligação ou elo entre ambos. Não há mais aquele tom de amizade, carinho e afeto que permeavam as conversas, ninguém curte mais nada um do outro. Tudo é apenas pro-forma, superficial e mecânico como a conversa de dois estranhos que não tem muito que falar um para o outro e só saem frases com palavras em monossílabos. Dificilmente este colega se tornará algum dia seu amigo como fora antes ou mesmo em um grau menor, pois o tempo de o sê-lo já passou e não há mais retorno. Assim, a vida irá prosseguindo na sua rotina, cada um levando a sua própria vida, como se fossem dois estranhos que apenas participam em alguma atividade juntos, os cumprimentos serão apenas formais, sem nenhuma afetividade e o que era uma boa amizade se transformou numa fina poeira levada e espalhada ao vento, que daqui pra frente de tão fina, mesmo que caia nos olhos, não chegará ao ponto de incomodar, enfim, nem boas nem más lembranças trará aos envolvidos, é como se nunca tivesse existido algo entre ambos.      

2 comentários:

  1. Não concordo com tudo. Tenho uma grande amiga que se distânciou, mais sei que a amo e ela tem o mesmo sentimento, mesmo sem nos falarmos ou vermos. Ela não sabe se estou bem ou mal, mais se a chamar por algo muuuito importante ela irá se fazer presente. As vzs os que estão perto e dizem ser amigos não os são. Grandes problemas afastam pessoas que se amam, mas não destroi uma amizade verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todas as situações são iguais Beth. Existem aquelas pessoas que deixaram de ser nossos amigos mas ainda ficou alguma coisa guardada no fundo do coração, existe ainda um certo carinho, como é o seu caso. Mas existem outros casos, em que há rompimento definitivo e não sobrou nada do que foi algum dia, uma boa amizade.É destes casos que estou falando. Abços!!!

      Excluir