Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

VOCÊ PRESTA A DEVIDA ATENÇÃO AO QUE UMA CRIANÇA LHE FALA?




É bem provável que você responda que sim, que tudo o que seu filho, seu sobrinho, seu neto ou outra criança qualquer lhe fale ou lhe pergunte, você dá a devida atenção para depois responder corretamente. Até pouco tempo atrás, eu também pensava que agia assim, que estava sempre atento as perguntas dos meus filhos e agora dos netos e os respondia à base do que eles me indagavam. Ultimamente tenho visto que minhas respostas a eles não tem sido boas, quase sempre são mecânicas, monossílabas, de um sim ou um não, como para me livrar de ser importunado por frases ou pedidos que eu achava tolos, sem se dar conta do que eles estavam realmente me falando ou pedindo. Por conta disto em algumas ocasiões fiquei enrascado, por que eu aquiesci com os pedidos deles, sem ver a profundidade das coisas e me dei mal, por que a palavra dada deve ser cumprida. Com minha neta de quatro anos então, eu tenho que ter mais cuidado ainda, por que ela não pensa como uma criança de quatro anos mas como uma quase adulta e faz altas indagações. Assim, depois de que ela me fala alguma coisa e eu dou uma resposta pueril como se tivesse entendido o assunto mas na verdade não entendi nada, ela vendo a bobeira e falta de razoabilidade da minha resposta, diz de pronto: - Qual a parte que você não entendeu do que eu falei?  Aí, para não pegar mal, de ser criticado por uma criança de quatro anos, eu digo apenas uma parte obscura da estória e depois que ela me esclarece o ponto nebuloso, eu tento concatenar as demais nuances do porque da sua pergunta, para não passar por tão bobo para ela. Sim, muitas vezes nós adultos achamos que crianças só falam bobagens, coisas inverossímeis e não lhes damos a devida atenção, quando na verdade nos dias de hoje as crianças estão bem mais antenadas do que muitos adultos e levantam questões sérias de comportamento humano, razão porque devemos refletir naquilo em que elas estão se expressando, para não passarmos por alienados. Isto me faz lembrar do relato recente de um garoto que estava na sala vendo o noticiário da televisão, enquanto sua mãe estava na área de serviço colocando roupas na máquina de lavar. De repente o garoto grita para a mãe: - Mãeeee, sumiu o Boeing! A mãe irritada com tanta roupa para lavar, lhe diz em resposta: - Vá tratando de encontrar esta tralha de boieng, porque se eu tiver de ir aí na sala e encontrar este negócio, eu vou lhe enfiar o boieng goela a baixo. A criança não entendeu nada do absurdo que sua mãe lhe dissera. Sim, muitas vezes nós falamos em respostas as nossas crianças, coisas absurdas, próprias de pessoas dementes que não sabem de nada e estão totalmente por fora dos acontecimentos recentes. Por isto, tanto eu como você que as vezes não damos muito crédito ao que nossos pequenos nos falam é bom daqui pra frente, prestarmos bastante atenção para não falarmos bobagens e passar por pessoas débeis que não sabem sequer dialogar com uma criança.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário