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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DESTRUINDO UM PATRIMÔNIO CARIOCA




Antigamente para se ir do centro do Rio para os subúrbios e  vice-versa, era o bicho. Ou você ia pela Avenida Presidente Vargas, enfrentando um enorme engarrafamento que começava na Central do Brasil e aumentava mais quando se chegava no cruzamento que dava acesso para a Praça da Bandeira ou a outra opção era ir pelo Cais do Porto, pegando depois da Praça Mauá a Avenida Rodrigues Alves, uma via na época de paralelepípedos, apinhada de grandes carretas que descarregavam suas cargas nos cerca de vinte grandes armazéns nela existentes. Este percurso, alem de ter de enfrentar os solavancos de tal pista irregular, você as vezes tinha de esperar o trafego de trens com inúmeros vagões que entravam e saiam do cais. Todo este sofrimento acabou, quando na década de setenta, ficou pronto o Elevado da Perimetral, obra antiga, que levou muitos anos para ser concluída, que começava na altura do Bairro do Caju, se estendia por cerca de cinco quilômetros pela zona portuária do Rio, atravessando por cima o Gasômetro, a Praça Mauá e Praça Quinze, até desembocar na altura do Aeroporto Santos Dumont. Ela serviu de elo para o acesso fácil a Ponte Rio Niterói, a Avenida Brasil, Linha Amarela e Linha Vermelha. Muitos operários se acidentaram, alguns perderam membros de seu corpo e outros até à sua vida na obra de construção de tal elevado, ou seja foi vertido muito suor e sangue, além de um custo altíssimo que todos nós pagamos em forma de impostos. Nos seus mais de cinquenta pilares básicos que sustentam tal viaduto, o "Profeta Gentileza" escreveu as suas frases famosas que passaram a fazer parte do folclore carioca. Logicamente que existiu algumas críticas a mesma, como de ter encoberto os já decadentes e velhos armazéns do cais mas o benefício que ela trouxe àqueles que a utilizaram como via de escape e trânsito, superam em muito tais males estéticos. Agora, parece que é certo mesmo, à partir deste sábado, dia 2 de novembro ela será fechada em definitivo para os preparativos de sua implosão que ocorrerá  no dia 17 de novembro. Eles apontam os benefícios que haverá com a sua derrubada, que é a revitalização da zona do Porto do Rio, que passará a ser chamado quando pronta de Porto Maravilha, tudo isto com vista as Olimpíadas de 2016. Para minimizar os efeitos de tal estrago, será inaugurada a Via Binária que promete novas alças de ligação entre o Gasômetro e a Praça Mauá. Eu, presenciei e sofri com os engarrafamentos ocasionados, na época da construção da Avenida Perimetral, cujas caríssimas vigas de aço reforçado foram projetadas para durarem centenas anos, agora, com poucas décadas de sua utilização, ver tal imponente obra ser demolida para um projeto de embelezamento me causa perplexidade. Tenho minhas dúvidas de que outras obras que serão implementadas em seu lugar, tais como tuneis, conseguirão ter o mesmo desempenho de fluir o transito carioca no centro, assim com fez tão bem a já saudosa avenida Perimetral. Fico me perguntando, se valeu a pena, tanto sacrifício que passamos para vê-la erguida e os benefício que ela trouxe aos que nela transitaram nestes trinta e poucos anos de existência, para de uma hora para outra, vê-la ir pelos ares, como se não tivesse existido e cumprido a sua tarefa, sendo como foi, parte de nossas vidas. Pobre do "Gentileza" primeiro teve as suas frases em letras, verde, amarela e branca cobertas de tinta cinza, agora elas serão implodidas de vez e não mais as veremos em algum lugar, tudo isto para um alardeado progresso estético de embelezamento, mas sem dúvida, como ele diria se vivo fosse, é uma tremenda ingratidão com tal via e mais ainda, uma falta de "amorrrrrrr".        

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