Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

O VOO SOLITÁRIO DO URUBU-REI

Estava eu de bobeira observando o céu de um azul quase turquesa, quando sou surpreendido pelo voo gracioso de uma enorme ave de cores definidas, preta e branca e com a cabeça com tons avermelhado. Foi um espetáculo majestoso ver tal ave voando pelos céus do interior do Estado onde eu estava. Até aquele momento poucas foram as aves que eu tinha visto com um tão belo bater de asas, que a deixava com uma forma arredondada, por conta da sua cauda curta. Sendo um pouco ignorante com respeito a aves, pensei tratar-se de um Condor, por causa das suas compridas penas nas pontas de suas asas e ter a cabeça avermelhada, mas depois me lembrei que tal espécie só é encontrada nos Andes Peruano e em alguns Estados da America do Norte. Intrigado perguntei uma pessoa da região que passava de cavalo pelo local, que ave era aquela, ela me disse de pronto: - É um URUBU-REI. Ele voava solitariamente há no máximo uns duzentos metros do ponto onde eu estava e depois de pegar uma corrente aérea, planava em largos círculos, mexendo a cabeça pra lá e pra cá, como se estivesse a observar algum animal morto. Na ocasião me lembrei de alguns filmes de faroeste americano em que o bandido já meio morto, ao tentar atravessar alguma parte do deserto para fugir daqueles que o caçavam, via voar sobre sua cabeça, urubus que pressentiam sua iminente morte. Imaginei: será que estou exalando algum cheiro de morte, para ele ficar voando em círculos sobre minha cabeça? Ainda bem que depois de alguns longos minutos ele seguiu em outra direção, o que pra mim demonstrava das duas uma, que meu porte era pequeno e não valia a pena tal magnífica ave se importar comigo ou que a minha carcaça ainda teria algum tempo, antes de jazer sobre o solo. Isto porque o urubu-rei é uma ave necrófaga, assim como os urubus comuns, que ao ver uma carcaça de um animal grande, como um boi ou um cavalo, parte para dentro e com o seu forte bico consegue rasgar a pele destes animais, passando a banquetear-se. Os urubus comuns o respeitam e só passam a comer da carcaça quando o urubu-rei fica saciado. Há uma crendice popular de que o urubu-rei come primeiro para ver se o animal morto estaria envenenado e só depois da verificação deste por ser ele imune á isto é que os demais urubus comem. Tal fato se verdadeiro é diferente de nós humanos que quando éramos governados por reis, estes sempre tinham súditos para provar a comida primeiro, antes que o monarca comesse, para ele não ser envenenado por algum inimigo. Infelizmente, devido a caça predatória da bela ave na maioria dos países onde tem seu habitat, o urubu-rei está em fase de extinção. Aqueles que são criados em cativeiro como nos zoológicos, estão entre as aves mais bonitas de se ver, pois além das cores básicas, tem em sua cabeça uma plumagem amarela. Fiquei eu imaginando, como uma ave tão bonita pudesse ter esta missão tão desprezível, comer carcaça putrefatas e fétidas de animais mortos. Depois raciocinando melhor, vi que alguém tem de fazer este trabalho sujo, que é limpar a terra de detritos orgânicos de seres mortos. Então se é assim, que seja liderado por alguém majestoso e não por uma ave de rapina comum. Me lembrei de um texto bíblico de Apocalipse no capítulo 19 e os versículos 17 e 18, em que depois de destruir todas as pessoas que se opõem ao seu governo, o Verdadeiro Deus através de um anjo de sua confiança, irá chamar as aves necrófagas dos céus para se banquetearem, comendo as carnes de reis, comandantes militares e outros imponentes dignitários, que jazerão aos milhares sobre a terra. Com certeza o urubu-rei estará lá para comandar esta grande refeição. A pergunta que fazemos agora é: Vamos estar entre os vivos que presenciarão tal acontecimento ou seremos um daqueles que os urubus e outras aves necrófagas irão se banquetearem com as nossas carnes, por que não fizemos a escolha do proceder correto enquanto havia tempo para isto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário