Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

É VOCÊ UM EVANGÉLICO OU UM EVANGELIZADOR?

Muitas pessoas se intitulam evangélicos, só no Brasil mais de 15% da população é contada como evangélica, por conta disto, até a Câmara Federal dos deputados em Brasilia, tem a bancada dos evangélicos, assim o que é ser EVANGÉLICO? Ser um Evangélico hoje em dia, significa que você frequenta alguma igreja protestante, seja ela, luterana, batista, pentecostal, metodista, congregacionista, presbiteriana e outras menores tendo por base a reforma feita em 1517 pelo frei dominicano Martinho Lutero, que divergiu em 95 teses dos ensinamentos católicos. Tendo em vista a pluralidade de igrejas protestantes que existem e que a cada dia novos templos ou novas igrejas são abertas, a maioria dos Evangélicos não possuem identidade própria, assim um evangélico de um seguimento, pode tranquilamente assistir o culto em outra igreja de outra ramificação, pois não há diferenças básicas entre uma e outra, em quase todas, há como coisa principal, o culto de louvor, acompanhada do bater de palmas, de uma dança, depois algum preletor cita algum texto da Bíblia para apoiar o que ele irá dizer, de novo mais cultos de louvor, mais palmas e por fim, uma oração de agradecimento. Algumas destas, tendo em vista, as palavras repetidas aos gritos e até a exaustão, as pessoas ficam como que tomadas ou possuídas e entram em transe, são as igrejas carismáticas ou renovadas, que agora tem ramificações até em certas partes do catolicismo. Antigamente dava para se reconhecer uma pessoa que era evangélica ou crente, principalmente se fosse mulher, com o seus cabelos compridos e que para diminui-los os enrolava tipo "coque", saias e blusas de mangas compridas e sem quase pinturas; os homens se vestiam sempre de ternos e com uma bíblia na mão. Hoje, não dá mais para fazer distinção, pois as mulheres crentes vão para os cultos, á maioria de calça comprida, tipo jeans, algumas até de bermudas ou de saias jeans e cabelos bem curtos, os homens de roupas comuns, bermudas e de tênis. A linha divisória da aparência, que havia entre católicos e evangélicos não há mais. Agora também Padres e Pastores, que disputam o mercado fonográfico, este grande filão financeiro descoberto pelas gravadoras, são vistos cantando juntos, louvando ao seu mesmo Deus ou "Senhor". Agora, o que é um EVANGELIZADOR? Diferente dos evangélicos que restringem a religião a apenas ao ato de assistir aos cultos e dizer que ama a Jesus, postar cartazes nos carros ou em outros lugares, que possa ser visto, que Jesus e o seu Senhor e coisas afins, sem grandes comprometimentos da sua vida pessoal, os Evangelizadores fazem o trabalho que a própria palavra define, que é, saem para evangelizar ou catequizar as pessoas, levando o conhecimento vitalizador das boas novas contidas na Bíblia á respeito de uma vida melhor prometida por Deus, através de seu Reino ou governo. É um trabalho árduo, menosprezado e ridicularizado até pelos que se dizem evangélicos, que ao invés de terem vergonha de não cumprirem a ordem de seu Amo, que eles dizem adorar, ainda zombam daqueles que fazem tal obra. Jesus e seus apóstolos foram incansáveis evangelizadores, pregavam em quaisquer lugares que estavam, além disto iam aos pares, de aldeia em aldeia e de cidade em cidade, assim como Felipe que ficou conhecido como o "evangelizador" e o apostolo Paulo o maior evangelizador que já houve, que no final de sua carreira, disse que não havia se refreado de falar coisa alguma, à respeito das boas novas do reino de Deus, seja publicamente e de casa em casa e que por isto estava limpo do sangue das pessoas, por lhes dar o aviso, para que fizessem as mudanças necessárias. Assim, que tipo de cristão você é? Um simples evangélico que apenas assiste aos cultos, onde não lhe pedem grandes sacrifícios ou mudanças de comportamentos, podendo você viver maritalmente ou fazer sexo casual sem estar casado sem que haja qualquer restrição por parte da igreja que você frequenta que a tudo vê mas faz vista grossa, bastando para ela, você aceitar e dizer que ama Jesus Cristo como seu Salvador, não precisando  fazer o único trabalho que Ele designou à todos. Ou você é um cristão de verdade, um Evangelizador, que faz disto um modo de vida, pregando com destemor a Palavra de Deus, levando às pessoas o conhecimento que as libertará de ensinos falsos, calcados não na Bíblia mas em tradições humanas. Sim, se você é um evangélico apenas como um rótulo ou fachada e não como um modo de  vida, já que você não prega, você não pode esperar do Amo, qualquer premio, pois não houve obras a serem recompensadas. Agora se você é um evangelizador e cumpre a ordem do Amo, de pregar destemidamente, independente de perseguições e outras dificuldades que este trabalho causa, quase sempre por culpa dos que alardeiam serem "cristãos", fazendo discípulos para Ele e com isto salvando vidas, você terá o seu galardão que é a vida eterna. 

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Aceitei Jesus como meu único e sufuciente salvador. Os evangélicos, entendemos que não existe nenhum outro nome abaixo do céu, em que devamos ser salvos, a não ser o nome de Jesus, conforme está em Atos 4: 10 a 12. O perdão dos pecados e a salvação (vida eterna) vem por Cristo Jesus e por isso devemos declarar que Ele é o nosso salvador. Por isso pergunto para o autor da reflexão acima: Você pode declarar em alto e bom som que Jesus Cristo é o seu único e suficiente salvador? Também espero que o meu amigo esteja falando somente de galardão como o prêmio. Se o prêmio a que se refere for a vida eterna (salvação), o raciocínio é semelhante aqueles que acreditam que as obras são muito mais importantes que o sacrifício de Cristo no Calvário, ou seja, sua vinda, sua morte e sua ressurreição não foram suficientes. A obra de Deus está sendo feita mesmo com joio no meio do trigo. O nome de Jesus está sendo conhecido no Brasil e no mundo graças ao trabalho daqueles que, um dia, aceitaram Jesus como o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai a não ser por Ele (Jesus)- João 14:6.
      Se o meu amigo concorda, pelo menos com as verdades básicas, incontestáveis da bíblia como: pecado; perdão; que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos dar vida e vida em abundância e que não existe outro caminho para alcançar a vida eterna, então você pode se considerar um dos separados do Senhor. Se vc não concorda com isso, cuide para não ser um instrumento do inimigo de nossas vidas, satanás, cujo maior objetivo é o de diminuir o sacrifício de Cristo no cruz, ou se preferir, no madeiro. Receba um abraço de um evangélico."

      Excluir
  2. Ninguém discute um fato incontestável de que Jesus Cristo é o único caminho para se chegar a Deus, o Pai. Nenhuma obra que façamos, nos faria merecedores da vida eterna, esta Deus nos dá imerecidamente, ou pela graça de sua benevolência. Agora, não é por conta disto, que não iremos fazer as obras próprias ordenadas por Jesus, para salvar outras pessoas, que é ide pregai e fazei discípulos, como fizeram Paulo e tantos outros, porque a fé sem obras está morta (Tiago 2:17) Abraços amigo anônimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus Cristo o Senhor
      Muito bom. Ao final desse texto me identificarei.
      Se você concorda que Jesus Cristo é o seu Salvador, concorda também que ele é Senhor, conforme Romanos 10: 9 “se confessares com a tua boca que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” e 1ª Corintios 12:3 “...ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: ‘Anátema seja Jesus!’ E ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo.”. Esse senhorio também está expresso em Filipenses 2: 9 e 10 “Por isso Deus o sobre-exaltou grandemente e o agraciou com o Nome que é sobre todo o nome, de modo que, ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos seres celestiais, dos terrestres e dos que vivem sob a terra, e, para a glória de Deus o Pai, toda língua confesse: Jesus é o Senhor.”
      É verdade, os versos 14 e 15 de Romanos 10 nos dizem que devemos levar o evangelho para que outras pessoas possam invocar o nome de Jesus como seu Salvador e Senhor. Realmente, é dever do cristão divulgar as boas novas (evangelho), porém isso não pode ser condição para a salvação. Uma coisa é falar de Jesus a tempo e fora de tempo, por amor à sua causa e por amor àqueles que não O conhecem. Outra coisa é fazer uma obra sem amor e motivação como se estivéssemos cumprindo uma obrigação visando algum benefício.
      A mensagem do evangelho
      As igrejas evangélicas sérias têm cumprido o seu papel de anunciar as verdades do evangelho: só Jesus Cristo salva; só Ele pode regenerar o ser humano; não existe um justo sequer; todos pecaram e estão separados da glória de Deus. Pregam a necessidade do reconhecimento e arrependimento do pecado e pregam sobe o perdão de Deus. Ensinam que, em sua infinita misericórdia, Deus enviou seu Filho para morrer pelos nossos pecados, para pagar o preço da minha e da sua culpa e que, ao terceiro dia venceu a morte, ressurgiu dentre os mortos e subiu aos céus “... se Cristo não ressuscitou, nossa fé é inútil”. As igrejas evangélicas sérias anunciam o sacrifício vindicatório de Jesus, o qual derramou seu sangue como o cordeiro sem mácula, levado sem reclamar ao matadouro (Isaías 5:4 a 7). As igrejas evangélicas anunciam que Cristo foi o último cordeiro, foi a última páscoa. Não mais sacrifícios no templo. O véu rasgou-se de alto a baixo e o homem agora pode, de acordo com o plano de Deus para nossa salvação, ter comunhão com Ele através de Cristo Jesus. Cristo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Essa é a verdadeira mensagem que deve ser pregada.
      continua...

      Excluir
  3. ...continuação.
    Não existe outro evangelho
    Esses fundamentos não podem ser alterados, não se pode inventar um novo evangelho. Como nos diz o Paulo aos gálatas nos versos 3 e 4 do capítulo 1º logo na abertura da carta - “Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus e Pai” e mais adiante, no versos 6 e 7 “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. verso 8: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. verso 9: Como antes temos dito, assim agora novamente digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebeste, seja anátema. [amaldiçoado]
    Gostaria ainda de citar Romanos 1: 16, também carta de Paulo: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” (grifos meus).
    Evangelho, novo testamento, nova aliança
    Como se pode ver, a palavra evangelho (boas novas) é muito mencionada no novo testamento quando da expansão do cristianismo. É possível relacionar boas novas com novo testamento, a nova aliança. Esse novo pacto ou aliança (novo testamento) é fundamental no cristianismo, pois se reporta à substituição da velha aliança, ao velho pacto do sacrifício original – derramamento de sangue de um animal imaculado, pelo sacrifício – derramamento de sangue de Cristo no calvário. É como está na carta aos Hebreus: “...sem derramamento de sangue não há remissão” Hebreus 9:23. Não se pode desvalorizar o sangue derramado por Jesus dando preferência para outro tipo de sacrifício, qualquer que seja. Não há troca, não se pode fazer barganha com Deus. Nossas atitudes cristãs devem ser consequência da fé verdadeira baseadas no amor : “...amai ao próximo como a ti mesmo” e, novamente Paulo em 1ª Coríntios 13 no: “...se eu não tiver amor...” e em Gálatas 5: 22 “...os frutos do espírito ...amor, alegria, paz, bondade, fé...”
    Existe muita pobreza, fome, miséria espiritual, violência, discórdia, guerras, maus tratos, ignorância espiritual, vícios, drogas, alcoolismo, bruxarias, feitiçarias, etc. e se não houver amor ao evangelho de Jesus, não se pode vencer o mal.
    A solução para todas as mazelas da humanidade vem a partir da transformação interior do ser humano. Para citar Paulo mais uma vez: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo” 2ª Corintios 5:17. É esse Jesus que deve ser anunciado para transformar vidas. Fora disso seja anátema [amaldiçoado].
    Concordo que muitas igrejas chamadas de “evangélicas” agem como verdadeiras empresas e algumas podem estar cumprindo outro papel, o qual não sou digno de julgar. Mas Jesus fala do joio e do trigo que devem crescer juntos. O joio foi plantado pelo “inimigo” e não deve ser arrancado até a hora da ceifa quando então será colhido, ajuntado e queimado. Quanto ao trigo, será recolhido no “meu celeiro.” (Mateus13: 27 a 30).
    Meu amigo, o mundo, ou esse sistema de coisas, caminha à passos rápidos para a ruína espiritual e compete a nós, os que fazemos parte da comunidade dos salvos, trabalhar enquanto é dia, anunciando o verdadeiro evangelho de Jesus, pois a noite logo vem.
    Um abraço do seu - não mais anônimo amigo.

    Milton Rodrigues da Silva
    mirosi51.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Valeu e um abraço pra você Milton!!!

    ResponderExcluir