Há exatos vinte anos e um atrás morria num primeiro de maio, quando tinha apenas trinta e quatro anos de idade, o que para muitos foi o melhor piloto de corridas de todos os tempos, AYRTON SENNA. Sim, desde 1952 quando Luigi Fraggioli morreu nos treinos para a prova no circuito de Mônaco, a lista de mortos nas pistas é enorme, sendo muitos deles famosos, tais como Alberto Ascari, Wolfgang von Trips, Lorenzo Bandini, Bruce McLaren, François Cevert, Jochen Rindit, Gilles Villeneuve, Ronnie Peterson, Elio de Angellis, Roger Williamson e mais uns trinta grandes pilotos. Depois da morte de Ayrton Senna no grande Premio de San Marino de 1994, no circuito de Ímola, atual Enzo e Dino Ferrari, os construtores de carros de formula um, passaram a cuidar melhor da segurança dos pilotos, coisa que Senna já reivindicava há muito tempo e em especial por que no dia anterior à sua morte, falecera nos treinos para a corrida, o piloto Roland Ratzemberg. Segundo conclusão do laudo técnico, a causa da morte de Ayrton Senna, se deu porque os mecânicos da Williams fizeram um serviço porco, por soldarem a barra de direção de seu carro e esta não resistiu e se quebrou na curva Tamburello, saindo do veículo como uma lança pontiaguda e perfurou o seu capacete atingindo em cheio o seu cérebro. Foi um domingo triste, não só para nós brasileiros, que tinha em Senna alguém do terceiro mundo e que era o melhor, mas para todos aqueles que gostam de verem aqueles bólides correndo há mais de trezentos quilômetros por hora, fazendo ultrapassagens espetaculares. Ver aquela cena do impacto da Williams de Senna se chocando violentamente contra a mureta de concreto daquela curva fatal, até hoje nos causa uma tremenda dor. Senna não foi o piloto que mais títulos mundiais alcançou, em número de três, outros como o argentino Juan Manuel Fangio já havia conseguido cinco e Michael Schumacher depois o foi por sete vezes. A diferença de Senna dos demais pilotos que foram campeões é que ele é que era a diferença e não os carros que se pilotava. A prova disto é que Schumacher com um carro um pouco pior não conseguiu nada e o atual campeão Sebastian Vettel não tem conseguido grandes feitos na atual temporada, a diferença de sua superioridade como se vê, residia no motor e aerodinâmica dos carros e não nos pilotos. Neste detalhe é que Ayrton Senna superava os demais pilotos, ele era quase imbatível, seja qual carro pilotasse. Na época de Senna, também não havia o jogo de compadre, muito comum hoje de deixar o piloto da mesma escuderia melhor colocado no campeonato passar a frente, muito pelo contrário, o seu pior adversário era o piloto Alain Prost da mesma equipe e por várias vezes os dois disputando uma corrida, chegaram ao ponto de baterem de propósito um no outro. Além disto, Senna se importava com a vida dos outros pilotos, dois anos antes numa corrida, ao ver um piloto acidentado com risco de morte, parou o seu carro e foi socorrer o francês Eric Comas, assim como já fizera alguma décadas antes, o esquecido heroico piloto David Purley, que tentou sem sucesso salvar Roger Williamson. Senna era um piloto arrojado em pistas secas e especialmente em pistas molhadas, quando a maioria tira o pé do acelerador. Ele era também um perfeccionista querendo a cada novo recorde, vencer outros e mais outros. Voltando ao legado deixado por Senna, hoje os carros de corridas tem laterais mais fortes, células de sobrevivência, reforço na conexão da suspensão, os capacetes tem mais resistências a grandes impactos, além das próprias pistas que estão mais seguras, não havendo mais nas curvas muretas de concreto. Se estes itens e outros reclamados por Senna um dia antes, já houvessem na ocasião de seu acidente ele não teria morrido. Acidentes piores aconteceram de lá para cá mas nenhum deles foi fatal. Infelizmente Ayrton Senna foi o último piloto imolado no circuíto de Ímola para que outros pilotos pudessem sobreviver quando estivessem no limite da velocidade e algo de grave acontecesse com os carros. Por isto posso com toda certeza dizer, que Ayrton Senna do Brasil era the best dos pilotos!!!
quinta-feira, 1 de maio de 2014
VIVENDO NO LIMITE DA VELOCIDADE
Há exatos vinte anos e um atrás morria num primeiro de maio, quando tinha apenas trinta e quatro anos de idade, o que para muitos foi o melhor piloto de corridas de todos os tempos, AYRTON SENNA. Sim, desde 1952 quando Luigi Fraggioli morreu nos treinos para a prova no circuito de Mônaco, a lista de mortos nas pistas é enorme, sendo muitos deles famosos, tais como Alberto Ascari, Wolfgang von Trips, Lorenzo Bandini, Bruce McLaren, François Cevert, Jochen Rindit, Gilles Villeneuve, Ronnie Peterson, Elio de Angellis, Roger Williamson e mais uns trinta grandes pilotos. Depois da morte de Ayrton Senna no grande Premio de San Marino de 1994, no circuito de Ímola, atual Enzo e Dino Ferrari, os construtores de carros de formula um, passaram a cuidar melhor da segurança dos pilotos, coisa que Senna já reivindicava há muito tempo e em especial por que no dia anterior à sua morte, falecera nos treinos para a corrida, o piloto Roland Ratzemberg. Segundo conclusão do laudo técnico, a causa da morte de Ayrton Senna, se deu porque os mecânicos da Williams fizeram um serviço porco, por soldarem a barra de direção de seu carro e esta não resistiu e se quebrou na curva Tamburello, saindo do veículo como uma lança pontiaguda e perfurou o seu capacete atingindo em cheio o seu cérebro. Foi um domingo triste, não só para nós brasileiros, que tinha em Senna alguém do terceiro mundo e que era o melhor, mas para todos aqueles que gostam de verem aqueles bólides correndo há mais de trezentos quilômetros por hora, fazendo ultrapassagens espetaculares. Ver aquela cena do impacto da Williams de Senna se chocando violentamente contra a mureta de concreto daquela curva fatal, até hoje nos causa uma tremenda dor. Senna não foi o piloto que mais títulos mundiais alcançou, em número de três, outros como o argentino Juan Manuel Fangio já havia conseguido cinco e Michael Schumacher depois o foi por sete vezes. A diferença de Senna dos demais pilotos que foram campeões é que ele é que era a diferença e não os carros que se pilotava. A prova disto é que Schumacher com um carro um pouco pior não conseguiu nada e o atual campeão Sebastian Vettel não tem conseguido grandes feitos na atual temporada, a diferença de sua superioridade como se vê, residia no motor e aerodinâmica dos carros e não nos pilotos. Neste detalhe é que Ayrton Senna superava os demais pilotos, ele era quase imbatível, seja qual carro pilotasse. Na época de Senna, também não havia o jogo de compadre, muito comum hoje de deixar o piloto da mesma escuderia melhor colocado no campeonato passar a frente, muito pelo contrário, o seu pior adversário era o piloto Alain Prost da mesma equipe e por várias vezes os dois disputando uma corrida, chegaram ao ponto de baterem de propósito um no outro. Além disto, Senna se importava com a vida dos outros pilotos, dois anos antes numa corrida, ao ver um piloto acidentado com risco de morte, parou o seu carro e foi socorrer o francês Eric Comas, assim como já fizera alguma décadas antes, o esquecido heroico piloto David Purley, que tentou sem sucesso salvar Roger Williamson. Senna era um piloto arrojado em pistas secas e especialmente em pistas molhadas, quando a maioria tira o pé do acelerador. Ele era também um perfeccionista querendo a cada novo recorde, vencer outros e mais outros. Voltando ao legado deixado por Senna, hoje os carros de corridas tem laterais mais fortes, células de sobrevivência, reforço na conexão da suspensão, os capacetes tem mais resistências a grandes impactos, além das próprias pistas que estão mais seguras, não havendo mais nas curvas muretas de concreto. Se estes itens e outros reclamados por Senna um dia antes, já houvessem na ocasião de seu acidente ele não teria morrido. Acidentes piores aconteceram de lá para cá mas nenhum deles foi fatal. Infelizmente Ayrton Senna foi o último piloto imolado no circuíto de Ímola para que outros pilotos pudessem sobreviver quando estivessem no limite da velocidade e algo de grave acontecesse com os carros. Por isto posso com toda certeza dizer, que Ayrton Senna do Brasil era the best dos pilotos!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário